O que diferencia uma pessoa da outra?


Disciplina, essa é a resposta a Pergunta.

Boa tarde pessoal, o texto a seguir é de Fabiana Pedroso (Administrativo/RH na CEOS Energia |Professional & Self Coach e Coach Ericksoniana).

Peço que leiam com muita atenção pois ele dá dicas que julgo bastante importantes para o entendimento do que é Disciplina no trabalho e podemos extrapolar para nossa vida.

Boa Leitura a todos.

“Qualquer um pode se tornar disciplinado. E tudo começa a partir de uma decisão. 

Defina metas claras

Definir claramente qual é o seu objetivo e, especificamente, o que você fará para alcançá-lo. Voltando para o lado corporativo, escreva seus objetivos do dia/semana/projeto e trace o caminho percorrido para que tudo aconteça conforme planejado. Defina a execução, que horas e por quanto tempo? Quais mudanças fará para atingir sua meta? Se não houver um objetivo claro, não há oportunidade para criar as etapas específicas que você precisaria fazer para realizar.

 Seja ousado

Quando você se desafia a alcançar metas maiores, você realmente se dedica à arte. Quanto maior a hora que você se dedica a isso, mais entenderá o prazer que dá. Ousar ir além não requer talento especial, requer comprometimento com o que está buscando. Quanto maior o objetivo, mais empenhado e disciplinado você se torna.

Dê um passo de cada vez

No final do dia é importante definir seu check list e na manhã seguinte reler quais são as metas definidas para o seu dia. Cada objetivo, cada prioridade que você definiu para si mesmo, deve ser feito. Isso determinará se seu sonho vive ou morre. Faça a sua parte mesmo que você julgue que ninguém esteja prestando atenção, dê o seu a mais e faça o que planejou, tenha certeza que em algum momento alguém verá a seu esforço, comprometimento e sua disciplina.

Trabalhe em equipe e siga o plano

Cada planejamento ajustado com a sua equipe é importante; não há uma etapa do plano que seja menos importante do que outra. É o mesmo com todo o resto em sua vida. Se foi você que fez o plano, não desista no meio por qualquer pedra que aparecer no caminho. Quando você inicia o processo, não pode questioná-lo, não pode hesitar, não pode recuar. Siga o plano.

Construa uma mente indestrutível

Construa uma mentalidade do tipo que, não importa o que aconteça, você conseguirá fazer o que se propôs a fazer, ou ainda mais, você vai chegar onde disse que iria. Pressão é importante, é necessária para crescimento seja determinado e se cobre. Há dois tipos de estresse, o bom e o ruim. Você apenas precisa ter certeza de que você está operando sob o bom estresse – borboletas no estômago, adrenalina gerenciável que o estimula. Tenha inteligência emocional ao enfrentar os desafios ou até mesmo a lidar com colegas de trabalho que não está alinhado com você, entenda cada ser humano é único e não deixe os problemas dele com ele mesmo se tornar o seu. Tenha uma mente indestrutível e seja sempre educado.

 Foque no que importa e aprenda dizer NÃO

 Se comprometer, muitas vezes, é deixar outras coisas de lado. É saber o que realmente importa. Muitas vezes você deixa de lado o seu plano traçado para atender uma solicitação de um colega, atrasando assim o desenvolvimento do seu processo. Há uma grande verdade em dizer o que muitos tem medo de parecer arrogante ou não ser ‘aceito’ e com isso não consegue dizer uma pequena palavra, não!

Entenda que dizer palavra não, não é sinônimo de que os colegas irão virar a cara para você ou de ser excluído do grupo por isso, saber falar um não no momento oportuno é libertador, pois assim, você está dando ênfase no que é importante para você, saiba que ninguém pede ajuda para quem não sabe resolver. Lembrando que se você estiver num momento tranquilo ajude, ajude mesmo e compartilhe seu conhecimento, somente os nobres compartilham seus conhecimentos sem ‘medo’ de que um outro possa querer seu lugar. TRANSBORDE e seja cada dia mais FELIZ.

 Crie sua rotina

Crie uma rotina e ela se tornará natural. Não apenas profissional, mas pessoal também. Veja o exemplo dos atletas, eles sabem a hora de treinar, almoçar, descansar. Na formação, eles sabem que tem que fazer aquecimento, treinamento principal e resfriamento e recuperação. A disciplina os prepara para ganhar! Assim como deve ser a sua. Ninguém atinge o sucesso fazendo nada “a hora que der”. Crie hábitos e transforme em uma rotina vencedora. Por exemplo, se você sabe que o hábito de ir à academia é bom, não use desculpas como a falta de tempo para não o fazer. Acorde mais cedo ou durma mais tarde, mas tente fazer isso no mesmo horário, todos os dias, até que se torne rotina.

 Entenda o processo

Seu cérebro vai tentar negociar com você e ele e seu corpo farão todo o possível para resistir à mudança e ao crescimento. Você precisa saber que é natural sentir-se preguiçoso, indisciplinado e procrastinador. Mas também precisa saber que você tem todo o poder para lutar contra isso. Todas as pessoas são preguiçosas, até mesmo os empresários mais bem-sucedidos. Mas não é simplesmente preguiça, é o seu cérebro poupando energia para você. Comece com seus pensamentos e o resto virá naturalmente. Lembre-se DISCIPLINA É QUANDO VOCÊ FAZ ALGO PLANEJADO MESMO SEM VONTADE.

Encontre prazer no trabalho árduo.

Concentre-se em fazer o trabalho e o faça cada vez mais rapidamente e melhor, pois cada dia que você prática, você aprende mais e se torna cada vez mais natural. A velocidade é importante, sim, mas ela só vem quando os hábitos se tornam parte de você. Por isso, a frequência é mais importante que a velocidade, aprenda a desfrutar o caminho e saiba que a chegada é apenas consequência da sua vitória. Aprenda a comemorar cada trabalho desenvolvido, seja ele pequeno ou grande.

Muitas pessoas param cedo demais. O sucesso é sobre persistência e a disciplina é o que leva você ao destino final – a realização do seu sonho. Quanto mais você se aprimorar, melhor será. E, quanto maiores os seus resultados, mais fome você terá por resultados ainda maiores. O sucesso é uma droga surpreendente. Ter disciplina é ter a certeza que tudo que você planejou fazer vai dar certo. Se começou, termine.”

Publicado por Fabiana Pedroso (Administrativo/RH na CEOS Energia | Professional & Self Coach e Coach Ericksoniana)

Mauricio A. de Paula

http://www.treasurybusiness.com.br

e-mail: mauricio@tresurybusiness.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s