Domine seus pensamentos ou eles te devoram


Pessoal boa tarde,

O texto abaixo é da jornalista Alice Salvo Sosnowski o qual fala sobre a saúde da nossa mente e o perigo que maus pensamentos trazem para nosso corpo e consequentemente atos e ações.

O texto é para reflexão e porque não prática de como podemos tentar amenizar pensamentos que só nos prejudicam.

boa leitura a todos;

Nossos pensamentos definem nossa qualidade de vida. Veja algumas técnicas úteis que separei para quem quer lidar com a mente de forma saudável;

Há algumas semanas fiz um texto sobre ansiedade e fiquei impressionada com a repercussão. Milhares de views, dezenas de comentários e até mensagens inbox evidenciam que esse é um assunto latente no mundo do trabalho. Alguns desses comentários apontaram as prováveis causas do problema, como o leitor Eduardo Massaru Notaro:

“É ansiedade de não conseguir emprego, de ser demitido, de não saber se o dinheiro vai dar para o mês, de ser assaltado, de ser sequestrado…é muito complicado. E pra piorar, o país tem uma desorganização generalizada”

Concordo com o Eduardo. Vivemos mais um momento de instabilidade política e econômica (quando o Brasil não vive em crise, afinal?) somado à violência nas cidades (este ano, perdi um amigo baleado num latrocínio) e às incertezas do futuro do trabalho. No Brasil até 2030, 16 milhões de trabalhadores serão afetados pela automação tecnológica e inteligência artificial, segundo dados da consultoria McKinsey. O mercado de trabalho passa por uma reestruturação semelhante à revolução industrial, com transformação digital, exigências crescentes e uma incerteza constante.

Como não ficar ansioso diante dessas perspectivas? E por que não falamos mais sobre o stress e os sentimentos de angústia que nos preocupam e afetam nossa produtividade? Como estudiosa do comportamento empreendedor e reconhecendo também minhas próprias fragilidades, há anos investigo como a ansiedade atinge empreendedores(as) e profissionais. Um problema crescente que, infelizmente, é colocado debaixo do tapete.

Especialistas apontam que uma das principais causas do estresse e da ansiedade são os pensamentos negativos, improdutivos e persistentes. Eles são capazes de intoxicar nossas emoções e atrapalhar o momento presente por conta da preocupação com o futuro. Por isso, recolhi algumas técnicas úteis que estudei e utilizo para dominar esses pensamentos que bloqueiam nossa criatividade e prejudicam nossa qualidade de vida:

  1. Descanse sua mente: faça exercícios físicos e pratique atividades lúdicas como dança, música e pintura. Leia livros que não são de trabalho, vá ao cinema, ao futebol, encontre amigos e faça mais coisas que te dão prazer e felicidade;
  2. Respire: inspire longamente e expire de uma só vez imaginando que o ar saindo são os pensamentos negativos deixando seu corpo. Essa visualização é super útil nos momentos mais tensos e pode ser o início de uma prática meditativa;
  3. Não faça suposições: “Se eu tivesse feito isso”, “Talvez eu devesse ter ido …”. Não se atormente. Esses pensamentos só servem para julgar e destruir a si mesmo. O que está feito está feito. Assuma os erros como aprendizados e bola pra frente;
  4. Evite relações tóxicas: se cercar de pessoas que você não confia tanto ao vivo como nas redes sociais pode ser um gatilho para a ansiedade. Procure relações e ambientes onde você sinta energia e reciprocidade;
  5. Se organize: arrume seu quarto, seu escritório, sua casa, sua mesa de trabalho, lave a louça. A limpeza nos ambientes exteriores é fundamental para manter o mundo interior organizado;
  6. Tenha contato com a natureza: pés em contato com a grama, a areia da praia; mãos que mexem na terra e se deliciam na água gelada. Nada como a natureza para nos colocar no momento presente;
  7. Conexão espiritual: não precisa ir a um culto semanalmente para ter espiritualidade, mas é extremamente importante acreditar em algo maior que nos dê esperança de seguir em frente apesar dos desafios;
  8. Agradeça: todo fim do dia, faça uma lista das coisas que te deixaram feliz. Pode ser uma conversa interessante, uma comida gostosa, um encontro com amigos. Treine sua mente para identificar momentos prazerosos;
  9. Observe os gatilhos que ativam seus pensamentos negativos e tente não se envolver com eles. Simplesmente coloque o foco em outras questões e deixe que a preocupação desapareça por falta de atenção;
  10. Marque hora e local para as preocupações: Imaginamos que pensar muito pode nos levar à solução dos problemas. Isso não é verdade e só piora as coisas. Escolha um período específico para se preocupar e adquira o hábito de pensar e falar sobre assuntos difíceis em horas determinadas para que as preocupações não ocupem sua cabeça por 24 horas por dia.

Por fim e repetindo o título deste artigo: domine seus pensamentos para que eles não te devorem. A mente é uma ferramenta valiosa e poderosa, mas precisamos aprender a lidar com ela para usufruir de uma vida com mais qualidade. Espero que essas dicas tenham ajudado.

Por fim e repetindo o título deste artigo: domine seus pensamentos para que eles não te devorem. A mente é uma ferramenta valiosa e poderosa, mas precisamos aprender a lidar com ela para usufruir de uma vida com mais qualidade. Espero que essas dicas tenham ajudado.

Texto original: Alice Salvo Sosnowski é jornalista, consultora e especialista em empreendedorismo. Criadora da metodologia O Pulo do Gato Empreendedor©, que trabalha soft skills para empreendedores e intraempreendedores. Mais informações e contato: http://www.opulodogatoempreendedor.com.br

Mauricio A. de Paula

http://www.treasurybusiness.com.br

e-mail: mauricio@tresurybusiness.com.br


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s