Líder de primeira viagem! E agora?


Foi convidado para um cargo de liderança? É líder de primeira viagem? E agora?

É claro que todos sabem que um dos maiores anseios de qualquer profissional ativo no ambiente corporativo é a tão reconhecida promoção, não é mesmo? Todos – desde aquele estagiário recém-contratado até o profissional que está há anos na empresa – sonham ver seu trabalho reconhecido por meio da ascensão de sua carreira e, consecutivamente, a ascensão financeira. Afinal, quem nunca se imaginou se destacando como um líder?

Se compararmos essa ascensão com uma escada, podemos dizer que há profissionais que, estando no primeiro degrau, sonham estar no segundo ou terceiro degrau, mas há aqueles que ambicionam o topo!

lider-4

Qual desses perfis você se encaixa?

Enfim, independente do degrau que você queria estar, saiba que equipes sempre estarão sob o seu comando. Sim, pois é!

Você pode estar liderando uma pequena equipe, um setor ou uma empresa toda! Independentemente quem e quantos são seus liderados, você, como líder, enfrentará desafios e obstáculos durante toda a sua caminhada. E, é por isso que é preciso estar preparado!

Você está preparado?

Mas, e se você for líder de primeira viagem? Os desafios são maiores? Quais as maiores dificuldades? Como começar?

Quantas questões, não é? Saiba que esses são os principais questionamentos que passam na cabeça daqueles que, pela primeira ou segunda vez, estão mudando de “degrau”, ou seja, os líderes de primeira viagem, mas, em primeiro lugar, é preciso desconstruir a crença de que o líder mais experiente é necessariamente melhor.

Se o mundo muda (e muda todos os dias), o líder – experiente ou líder de primeira viagem – precisa acompanhar esse movimento.

É claro que vemos diariamente inúmeros líderes de terceiro, quarto … décimo “degrau” que, pelo fato de se acharem especialistas, “estacionam” no tempo, ou seja, param de ver as novas tendências, de se aperfeiçoarem, de buscarem por novas alternativas para aumentar a produtividade da equipe etc.

pensamento

Na verdade, não devemos separar líderes de primeira viagem e os líderes experientes. É preciso pensarmos em:

– Líderes de primeira viagem que se prepararam uma vida inteira para determinada posição (os líderes natos); e

– Líderes que assumem a liderança sem ter se preparado para isso.

Esse segundo tipo de líder, muito provavelmente faz carreira, mas passam mais aperto porque eles não se prepararam para todos as adversidades que todo líder enfrenta.

Mas, e aqueles que se prepararam? Aqueles que não eram líderes, mas sonhavam e foram se preparando? O que eles fizeram?

Eles foram atentos! Diante de suas experiências em outras funções e, até mesmo, como subordinados, eles olharam a sua volta e viram aspectos que precisavam ser encarados de outra forma. E quais aspectos estou falando?

– Como dar feedbacks de uma maneira construtiva;

– Como trabalhar a empatia em ambientes corporativos;

– Como aumentar a produtividade da equipe;

– Como lidar com situações difíceis;

– Como aperfeiçoar a comunicação com as outras pessoas;

– Etc.

clientes

Ou seja, todas as questões e pontos que o profissional precisa desenvolver para não ser um chefe autoritário, mas um líder com autoridade

Enfim, o que é preciso saber é que o líder de primeira viagem terá um caminho muito mais fácil se ele já tiver pensado que ele precisa caminhar com a equipe e não ir sozinho, pois para que ele se mostre um líder com autoridade, ele precisa inspirar aqueles que estão ao seu redor e, também, se sentir inspirado.

Em resumo, é preciso estar se preparando há algum tempo porque isso é um caminho, ou seja, é aprendizado para uma vida toda. E então, se aperfeiçoar no que se refere à habilidade de liderar, ao domínio da argumentaçãoinfluência e persuasão etc. facilitará (e muito) para o dia que ele for convidado para assumir um cargo de liderança.

Texto Original de Laila Vanetti (Mentora e Especialista em Escrita Persuasiva, Liderança e Argumentação. Fundadora da Scritta Cursos e Consultoria)

Mauricio A. de Paula

http://www.treasurybusiness.com.br

e-mail: mauricio@tresurybusiness.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s