Otimismo no Trabalho e na Vida


Pessoal, vivemos tempos difíceis em nosso país, incertezas políticas, econômicas, desemprego……. as pessoas encontram-se desesperançosas e desmotivadas, fatores estes que refletem na vida profissional e pessoal.

O Texto abaixo é de autoria de Sara Veiga, e achei muito apropriado ao momento que estamos passando….boa leitura a todos.

Otimismo no Trabalho e na Vida

Não é segredo para ninguém que a negatividade constante tem efeitos desastrosos em nossa vida: mau humor, hostilidade, estresse, ansiedade, preocupação constante…, mas, além disso, é uma epidemia contagiosa, porque acontece que uma pessoa negativa pode transformar todo um grupo em pessoas negativas também.

Pelo contrário, aprender a encarar o mundo do trabalho e pessoal com positividade oferece um panorama mais saudável e agradável, sem tensões desnecessárias e focado em conseguir as metas propostas, por isso damos-lhe algumas dicas para você saber como ser mais otimista no trabalho e na vida.

Instruções:

  1. É importante que você saiba que ser otimista é uma filosofia de vida que requer esforço da sua parte, trata-se de escolher entre duas opções óbvias: ver sempre o copo meio vazio ou meio cheio, ser mais positivo não é impossível, só precisa do seu empenho.

 

  1. Quando você encara um problema que tem solução não há necessidade de se preocupar, pois a solução está em suas mãos. Quando, pelo contrário, se trata de algo que você não pode resolver imediatamente, você deve apelar para a calma, se encher de ansiedade e estresse por algo que não pode resolver é inútil e sem sentido, só lhe traz coisas negativas e nenhum benefício.

 

  1. Quando uma porta se fecha, uma janela se abre. Assim funcionam as coisas, por isso é importante manter-se atento e não se deixar ofuscar pelo pessimismo, pois sob seus efeitos será impossível ver que janela foi aberta, a reflexão e a análise da situação são as melhores armas de um otimista.

 

  1. Todas as viagens começam com um pequeno passo, por isso não pretenda chegar no pico da montanha de um dia para o outro, trabalhe com afinco para consegui-lo, mas entenda que levará seu tempo e que o percurso também pode ser desfrutado.

 

  1. Aprenda a rir de si mesmo, este ato, que para algumas pessoas parece absurdo, ajuda a descarregar tensões e a minimizar o problema, se você já consegue rir dele é porque no final de contas não era tão importante como parecia.

 

  1. Quando algo lhe pressionar, pare para pensar se isso daqui a dois anos vai ser importante; valerá a pena tanta agonia por algo que vai passar tão rápido? Na maior parte das vezes a verdade é que esse problema não importará depois de alguns meses, por isso não vale a pena se encher de pessimismo por causa dele, resolva-o e continue com sua vida.

 

  1. As pessoas têm medo de fracassar no trabalho ou na vida pessoal, mas às vezes o fracasso é muito mais produtivo do que o sucesso, pois nos ensina aquilo que precisávamos aprender, daí a importância de analisar sempre o que nos ocorre e tentar tirar o maior partido disso, esse é o verdadeiro otimismo.

 

  1. Se você realmente deseja que, sua vida profissional ou pessoal seja melhor, não faça sempre a mesma coisa, experimente coisas novas. Ser negativo é muito simples, é só se sentar para se queixar, mas o otimista trabalha sem descanso, lutando por construir o lugar que deseja com esforço e boas vibrações.

 

  1. Todos nós alguma vez caímos, o que diferencia uns de outros é a velocidade com a qual nos levantamos e seguimos em frente, a vida é tentativa e erro, você deve aceitar isto e torná-la a melhor possível.

 

  1. Pense um instante, ser negativo é muito simples, é a zona de conforto, enquanto que ser otimista requer mover-se, pensar, encher-se de boas energias, no entanto, qual é a melhor vida? A de quem sofre sempre pelas coisas ruins ou a de quem procura ter sua melhor atitude e continua?

 

  1. Faça o teste durante algumas semanas e você verá que a mudança é radical, menos estresse, menos ansiedade, menos peso desnecessário, mais tranquilidade, mais possibilidade de refletir e ver as coisas desde outra perspectiva. Realmente vale a pena.

Espero que tenham gostado do texto e também que reflitam sobre o tema…..

 

Mauricio A. de Paula

http://www.treasurybusiness.com.br

e-mail: mauricio@tresurybusiness.com.br

Uma resposta para “Otimismo no Trabalho e na Vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s