Significado de Motivação


Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos, sejam eles financeiros, carreira, conquistas amorosas, amizades, dentre outras.

A motivação envolve fenômenos emocionaisbiológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.

Motivação é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam, é o que faz com que os seres humanos estejam sempre em busca de algo novo e/ou efetuem melhorias.

Muitas vezes, por excesso de motivação algumas pessoas acabam “passando por cima” de outras pessoas para atingir seus objetivos e esse atropelamento pode causar problemas de desagregação de equipes e/ou despertar competições desleais sejam elas em que campo for. Devemos estar atentos a racionalidade dos nossos efeitos motivacionais para evitar decepções.

Motivação é um tópico muito estudado pela psicologia, para saber o que faz com que as pessoas se comportem da maneira que fazem, de onde sai a motivação, e o que ocorre quando as pessoas não são motivadas. A motivação é avaliada em certos tratamentos psicológicos em que é imprescindível medir a disposição real que um indivíduo tem para iniciar um tratamento.

A motivação é um elemento essencial para o desenvolvimento do ser humano. Sem motivação é muito mais difícil cumprir algumas tarefas. É muito importante ter motivação para estudar, para fazer exercício físico, para trabalhar, etc.

A motivação pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de auto-motivação, ou motivação intrínseca. Há também a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa vive e/ou trabalha, o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação.

Na área da psicologia, Maslow e McClelland criaram suas teorias para motivação. Maslow disse que o homem se motiva quando suas necessidades são supridas, como a auto-realização, auto-estima, necessidades sociais, segurança e necessidades fisiológicas. Já McClelland, indicou três necessidades que são essenciais para a motivação: poder, afiliação e realização.

Motivação nas organizações

A motivação, e a falta dela, são assuntos muito discutidos também nas organizações. A motivação empresarial, ou seja, a capacidade de motivar cada elemento de uma empresa é essencial para o seu sucesso.

 

Motivação e liderança são conceitos que estão intimamente ligados. Um bom líder deve estar motivado e ao mesmo tempo, deve ser capaz de motivar sua equipe, ferramentas motivacionais devem ser utilizadas em grupo ou individualmente. A colocação clara de objetivos e desafios individuais ou coletivos influencia diretamente na disposição dos times no atingimento de suas metas. Quanto mais motivado está, melhor vai cumprir com suas tarefas.

É importante que os lideres consigam motivar os seus colaboradores, porque assim conseguem há uma existe a probabilidade de ocorrer um aumento na produtividade

“Colaborador Motivado, Resultado Alcançado”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s