Ambiente de Trabalho X Equipe


Não se trata apenas do pão nosso de cada dia. Trabalhar significa passar pelo menos um terço do dia na empresa objetivando resultados consistentes, criativos e inovadores por parte do colaborador, também significa satisfação em estar em um ambiente de trabalho motivador e agradável.

Um time coeso e que se sente desafiado e valorizado por seus resultados é o maior termômetro da satisfação no espaço profissional.

Mas, afinal, o que fazer para conseguir esse ambiente de trabalho do qual todos querem fazer parte e ainda contribuir para a sua evolução? Neste post, comento alguns itens que considero primordiais para que as Cias. sejam um local agradável e que atendam aos principais anseios dos seus colaboradores.

Time Satisfeito

Em primeiro lugar, nada pior para um departamento do que colaboradores completamente insatisfeitos e desagregados, sem qualquer tipo de interação uns com os outros, lembre-se equipes individualistas produzem resultados pífios, sem contar com os problemas de ciúme e disputas pessoais. Por isso, elaborar a integração e conscientização da equipe na construção de um time verdadeiro é fundamental, quanto a isso não há discussão.

Palestras, debates e reuniões sobre os intuitos e objetivos da Cia. farão com que todos se sintam parte essencial das soluções e da empresa. Eventos interativos como happy hour, churrasco e outros tipos de confraternização também podem melhorar a relação dos grupos.

Uma boa dica para melhorar o ambiente profissional é a valorização das pessoas. Estar atento aos bons resultados e recompensar os responsáveis é um ótimo motivador para toda a equipe. Para isso, a empresa precisa ser clara na definição de metas e prazos e incentivar positivamente os colaboradores a atingi-las, sem deixar sua equipe de lado. O contato constante e bonificações justas trarão credibilidade e envolvimento de todos.

 Valorização Profissional

A empresa também pode contribuir para o crescimento profissional do seu colaborador. Existem diversas instituições educacionais que oferecem inúmeras vantagens para quem deseja capacitar e treinar sua equipe. Ao incentivar e proporcionar work-shopps, cursos, debates e tantas outras opções de desenvolvimento profissional, a empresa demonstra que investe em seus profissionais e os colaboradores se sentem valorizados.

Outro item indispensável na produção de um ambiente profissional adequado está exclusivamente na capacitação de seus colaboradores e da liderança na formação de equipes.

 

Empresas que possuem processos de contratação robusto saem na frente na obtenção de pessoas qualificadas e com perfil pré-definido para a formação das equipes de trabalho.

É igualmente importante que as equipes tenham um líder e que este tenha uma visão global de todas as etapas e esteja alinhado com as metas e prazos acordados previamente.

Por fim, uma das medidas simples, mas não menos importante para um ambiente harmônico é a disposição dos móveis e pintura dos espaços físicos. Se a decoração e o layout forem suaves darão aos seus colaboradores prazer em trabalhar neste ambiente. Tente buscar por um ambiente físico melhor para você e sua equipe e você verá como essa simples atitude faz a diferença.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s