10 coisas que um bom líder deve fazer


Diversos líderes conhecem a fórmula perfeita para trabalhar com a sua equipe, porém sempre há aqueles que precisam de ajuda para gerenciar seus empregados

 

Muitos líderes não se dão conta que eles podem estar trabalhando da maneira errada e não sabendo gerenciar corretamente suas equipes. Muitas vezes, este tipo de profissional pode ter sua imagem prejudicada dentro da empresa e nem sequer estar sabendo.

Geralmente as pessoas não gostam de acreditar que elas são o grande problema dentro de um grupo. Muitas vezes esta descoberta vem aos poucos, com pequenos sinais e mensagens escondidas entrelinhas.

Se você perceber que sua equipe não está contente com a sua atuação, seus aliados estão se afastando ou até mesmo suas amizades pessoais estão sumindo, é hora de mudar.

Pague o que as pessoas valem e não o mínimo exigido

O que você perde em dinheiro você acaba ganhando em performance e dedicação no futuro.

Compartilhe sua experiência e sua visão

Termos como mentor e treinador estão obsoletos. Os profissionais aprendem através de pessoas que são generosas o bastante para compartilhar suas experiências profissionais e lições de vida.

Seja direto, mesmo que a notícia seja ruim

A melhor coisa que um líder pode fazer é ser sincero e direto com sua equipe. Os feedbacks, as críticas e as sugestões devem ser passadas claramente aos seus funcionários, sem qualquer tipo de manipulação da informação, evitando constrangimentos no futuro.

Gerencie de maneira efetiva

Os bons líderes costumam manter a equipe alinhada e gerenciam efetivamente as tarefas para não deixar que seus funcionários tomem controle da situação. Em outras palavras, gerencie para não ser gerenciado.

Seja humilde e também elogie

Elogiar pode ser um aspecto positivo para qualquer líder. Sua equipe gosta de ser reconhecida e isso deve ser uma coisa natural de qualquer líder profissional.

Delegue responsabilidades, e não tarefas

Qualquer líder sabe distribuir tarefas e estabelecer prioridades para seus funcionários, porém o que muitos deles não fazem é delegar responsabilidades ao invés de simples atividades a cumprir. Um bom líder deve colocar sua equipe em uma posição de confiança, fazendo com que cada membro assuma a liderança de um setor ou de uma atividade em específico.

Explore as habilidades naturais de sua equipe

Procure explorar os aspectos positivos e as habilidades naturais de cada um dos seus funcionários e desafie sua equipe a superar suas expectativas.

Crie espírito de equipe

Como todos sabemos, grandes grupos constroem grandes indivíduos, e grandes líderes constroem grandes equipes.

 

 

Trate seus funcionários como eles devem ser tratados

Você sempre escuta as pessoas falarem que elas merecem ser tratadas com respeito e de maneira igual aos outros membros da equipe. Apesar de não gostar de escutar isso, procure tratar todos com respeito e não seja imparcial com os membros de sua equipe, imparcialidade gera conflito e desunião de equipes.

Inspire as pessoas

Todas as dicas acima procuram motivar as pessoas, porém são poucos os líderes que realmente inspiram seus empregados. A maneira mais fácil de fazer isso é saber medir as palavras e encontrar o momento ideal para controlar uma situação. Brincadeiras e um bom senso de humor podem ajudar bastante. Um bom líder sabe que o melhor exemplo é dado por ele próprio…..liderar pelo exemplo!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s